Curiosidade, Noticia.Etc.

segunda-feira, 18 de março de 2013

MI6 ea CIA foram informados antes da invasão que o Iraque não tinha armas de destruição maciça ativa

Panorama BBC revela novas evidências de que as agências de inteligência demitido do ministro das Relações Exteriores iraquiano e chefe de espionagem

Tony Blair Faith Foundation Faith Shorts awards - LondonNovas provas é revelado hoje sobre como MI6 ea CIA foram informados através de canais secretos pelo ministro das Relações Exteriores de Saddam Hussein e seu chefe de inteligência de que o Iraque não tinha armas de destruição em massa ativos.
Tony Blair, disse ao Parlamento antes da guerra de que a inteligência mostrou química do Iraque, nuclear e programa de armas biológicas foi "ativa", "crescimento" e "funcionando".
Um especial hoje à noite programa Panorama BBC vai revelar como britânico e agências de inteligência dos EUA foram informados por mês principais fontes antes da invasão que o Iraque não tinha programa de ADM ativa, e que a informação não foi passada para consultas posteriores.


Ele descreve como Naji Sabri, ministro das Relações Exteriores de Saddam, disse o chefe da estação da CIA em Paris na época, Bill Murray, através de um intermediário que o Iraque tinha "praticamente nada" em termos de ADM.
Sabri disse em um comunicado que a história Panorama foi "totalmente fabricada".
No entanto, Panorama confirma que três meses antes da guerra um oficial do MI6 encontrou a cabeça do Iraque de inteligência, Tahir Habbush al-Tikriti, que também disse que Saddam não tinha armas de destruição maciça ativa. A reunião na capital da Jordânia, Amã, levou dias lugar antes de o governo britânico publicou seu agora amplamente desacreditado dossiê armas do Iraque em setembro de 2002.
Senhor Butler, o ex-secretário de gabinete, que liderou uma investigação sobre o uso da inteligência no vésperas da invasão do Iraque, diz o programa que ele não foi informado sobre os comentários de Sabri, e que ele deveria ter sido.
Butler diz do uso da inteligência: "Havia formas em que as pessoas foram enganadas ou enganado a si mesmos em todas as etapas."
Quando foi sugerido a ele que o corpo que provavelmente sentiu mais enganado de todos foi o público britânico, Butler respondeu: "Sim, eu acho que eles são, eles são, eles têm toda a razão pensar isso."
O programa mostra como o então chefe do MI6, Sir Richard Dearlove, respondeu a informações de fontes iraquianas reconheceu mais tarde para não ser confiáveis.
Um oficial do MI6 não identificado, disse ao inquérito Chilcot que em uma fase de informação estava "sendo arrancado o telex e correu toda para o número 10".
Outro disse que é "wishful thinking ... [que] prometeu o pote de ouro no final do arco-íris".
O programa diz que o MI6 ficou por alegações de que o Iraque estava comprando urânio do Níger, embora estes foram demitidos por outras agências de inteligência, incluindo o francês.
Ele também mostra como reclamações de iraquianos foram tratadas com seriedade por elementos MI6 ea CIA, mesmo depois de ter sido denunciado como fabricado incluindo reclamações, nomeadamente sobre alegados móveis contentores de armas biológicas, feitas por Rafid Ahmed Alwan al-Janabi, uma fonte alemã Curveball codinome. Ele admitiu ao Guardian, em 2011, que todas as informações que ele deu para o oeste foi fabricado.
Panorama diz que pediu uma entrevista com Blair, mas ele disse que estava "muito ocupado".

Nenhum comentário:

Postar um comentário