As versões de baixa caloria foram adoçadas com stevia, e as garrafas são compostas por 30% de fibra vegetal. Há quem diga que isso seja propaganda enganosa. Será?
Hábitos
saudáveis de vida estão cada vez mais em pauta, felizmente. As pessoas têm se
preocupado mais com a qualidade de sua alimentação, com a prática de exercícios
físicos e com os efeitos de um dos grandes vilões de todos os tempos: o açúcar.
No sentido doce da coisa, quem está com a reputação meio suja são os
refrigerantes, que contêm quantidades enormes e “inúteis” de açúcar – diferente
do açúcar de uma fruta, por exemplo, que tem vitaminas e fibras, o refrigerante
não traz benefícios.
Para tentar
mudar a fama dos refrigerantes, a Coca-Cola criou uma nova versão, considerada
mais saudável. A mudança visível é nas embalagens da bebida, que perdeu o fundo
vermelho de seu logotipo e deu lugar a um fundo verde, mais “sustentável”.
Mudanças
Nossos
hermanos argentinos foram os primeiros a testar a novidade, em junho deste ano.
Entre as outras mudanças da marca, a Coca afirma que a versão de baixa caloria
agora é feita com um adoçante fresco e natural, seguro para o consumo.
A versão
normal da bebida também ganhou um modelo ecologicamente correto, e
disponibiliza uma opção de refrigerante com uma redução de 60% de calorias.
Nomeada como “Coca-Cola Life”, a edição busca usar produtos mais naturais, como
o adoçante stevia, extraído de plantas nativas aqui da América do Sul.
De acordo com
o representante da marca, Bob Mondello, o refrigerante continua com o sabor de
sempre, mesmo após a mudança do tipo de adoçante utilizado. Além disso, os
refrigerantes fabricados com stevia são vendidos em garrafas recicláveis,
compostas de 30% de fibra vegetal.
Contrapontos
Bom
demais para ser verdade? É lógico que a gigante produtora de refrigerantes não
sairia triunfando com novos discursos e ideias. Alguns estudos feitos após a divulgação
da Coca-Cola sustentável indicam fatores contraditórios, como o fato de que a
produção dessas garrafas requer grandes quantidades de água. Além disso, a
embalagem reciclável e não biodegradável, segundo alguns especialistas, agrava
as condições de aterros sanitários.
O
que você acha? Defende a ideia da Coca-Cola ou acredita que ela está resolvendo
um problema e criando outro? De qualquer forma, vale reparar que o que provocou
a mudança foi uma demanda maior por produtos sustentáveis, e isso serve para
que você lembre que, no final das contas, a opinião do consumidor vale muito.
Quanto mais qualidade e preocupação com o meio ambiente forem exigidas, mais as
empresas vão se importar com isso.
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