Curiosidade, Noticia.Etc.

segunda-feira, 11 de março de 2013

Síria: a história por trás de uma das imagens mais chocantes da guerra

Por que os corpos de 110 homens, de repente lavar-se no rio que atravessa Aleppo cidade há seis semanas? Uma investigação descobriu Guardião

descoberta

É já uma das imagens definidoras da guerra sírio civil: uma linha de corpos em intervalos espaçados ordenadamente deitado sobre um leito de rio no coração da segunda cidade da Síria Aleppo. Todas as 110 vítimas foram baleadas na cabeça, as mãos amarrados com laços de plástico atrás de suas costas. Sua execução brutal só se tornou evidente quando as águas de inverno alta do rio Queiq, que percorre a terra do homem não é entre o leste oposição realizada da cidade e do oeste regime de capital aberto, subsidiados em janeiro.

É uma imagem que levanta tantas questões: Quem foram esses homens? Como eles morreram? Por quê? O que a história nos diz sobre a desintegração miserável da Síria? Uma investigação da Guarda criou uma narrativa macabra trás o pior - e mais visível - massacre ter ocorrido aqui. Todos os homens eram de bairros da parte controlado pelos rebeldes do leste de Aleppo. A maioria eram homens em idade de trabalhar. Muitos desapareceram em postos de controle do regime. Eles podem não ser o último a ser encontrado. Os moradores, desde então, caiu uma grade de uma ponte, diretamente sobre um redemoinho no rio. Cadáveres ainda estavam chegando 10 dias depois da descoberta original em 29 de janeiro, lavado a jusante por correntes liberadas pelas chuvas de inverno.
 

vítimas


Logo após o amanhecer em 29 de Janeiro, um carro parou em frente de uma escola que está sendo usado como uma base rebelde no subúrbio de Aleppo Bustan al-Qasr com a notícia do massacre. Desde então, uma árdua tarefa para identificar as vítimas e estabelecer como eles morreram foi avançando para a frente. As vítimas, muitas delas sem nomes, eram em sua maioria enterrados dentro de três dias - 48 horas a mais do que ditames sociais personalizadas, para permitir a suas famílias para reclamá-los.

Desde então, os parentes foram chegando a identificar os mortos a partir de fotografias tiradas pelas equipes de resgate. Cada membro da família que fez a viagem a um escritório improvisado, montada dentro de um centro de acolhimento de crianças, traz com eles contas de quando viu pela última vez, seu pai, filho, primo ou irmão e onde ele tinha viajado antes que ele foi assassinado.

Não há mulheres no slideshow macabra de mortos que é repetido em câmera lenta melancolia cada vez que um parente chega. Também não há mais do que um punhado de homens com idade acima de 30. A maioria dos mortos arrastados de Queiq Aleppo do Rio eram homens em idade de trabalhar.

Outro segmento fortemente une o destino das vítimas do massacre do rio, cada um deles tinha sido ou no oeste da cidade, ou estava tentando chegar lá. Eles tiveram que passar embora checkpoints executado pelo exército sírio, ou a sua milícia proxy, o Shabiha. O processo envolveu a entrega documentos de identificação que detalhado em que área da cidade, o titular do título viveu.
 
Em meados de fevereiro, o The Guardian entrevistou 11 familiares de vítimas do massacre na área Bustan al-Qasr, que todos confirmaram que seus parentes mortos tinham desaparecido em áreas de regime, ou estava tentando alcançá-los. Dois outros homens que haviam sido presos em postos de controle do regime e, mais tarde libertados também foram entrevistados. Ambos alegaram que assassinatos em massa havia ocorrido nas prisões de segurança em que tinham sido detidas. Eles identificaram as prisões como inteligência da Força Aérea e Segurança Militar - dois dos mais infames instalações estatais de segurança na Síria.

"Se você levou para o parque, você estava acabado", disse um dos homens, que tinham sido libertados em meados de janeiro. "Nós todos sabíamos disso. É um milagre que eu estou aqui falando com você."

O homem, em seus 20 anos, se recusou a ser identificado até mesmo de volta na segurança relativa do leste da cidade. Hoje em dia, ele passa suas manhãs nas margens do rio, à espera de mais corpos a flutuar para baixo.

A borda de concreto de onde os corpos foram recuperados agora está coberta pelas águas, que, em 29 de janeiro, havia recuado deixando o encharcado continua exposta sangue, escorrendo de feridas de bala para cada um de seus crânios quebrados.

Testemunhas

Mais ao norte, a cerca de quatro quilômetros a montante é o parque que o homem fala, um grande espaço público, perto do rio Queiq no oeste de Aleppo. Os rebeldes no leste suspeito que os corpos recuperados eles podem se afastaram a partir deste ponto, enquanto águas estavam fluindo fortemente na última semana de janeiro. Seus suspsicions centro de duas testemunhas que se apresentaram nos dias seguintes ao massacre.

Um deles, Abdel Rezzaq, 19, chegou ao escritório de Segurança Revolucionária, executado a partir da creche abandonada, em uma pista enlameada estreita no coração de Bustan al-Qasr. Juntamente com seus pais, ele escreveu uma declaração escrita à mão, alegando que, enquanto no interior da prisão de inteligência da Força Aérea, que tinha ouvido os sons de 30 homens sendo mortos a tiros. Encontramos Abdel Rezzaq, agora trabalhando como vendedor de rua vendendo café em Bustan al-Qasr.

"Eu estava vivendo na área Bustan (no oeste) e eu estava trabalhando como carpinteiro", ele disse. "Eu fui centro (na zona oeste de Aleppo) para comprar um sanduíche de falafel. Os militares capturados e começaram a bater-me por todo o meu corpo e eles estavam dizendo que eu estou com a Free Syria Army. Eles me bateram por oito dias dia e noite e exigiu confesso. Eles estavam transferindo-me de uma base para outra base aérea. "

"Fui preso no dia 10 de outubro e se hospedaram (na prisão) para cerca de 2,5 meses a 3 meses."

"Antes de eu sair da prisão, eles levaram 30 pessoas a partir de células de isolamento e os mataram."

Abdel Rezzaq disse que estava sendo realizada no Bloco 4, ao alcance da voz das células de confinamento solitário e da área onde ele alega que os prisioneiros foram levados, em seguida, executado. "Eles algemaram e vendaram-los e eles estavam torturando-os até que morreu."

"Eles derramou ácido sobre eles. O cheiro era muito forte e nós estávamos sufocando a partir dele. Então, nós ouvimos tiros. No dia seguinte, eles me colocaram e alguns dos outros na frente de homens com armas, mas eles não atiraram em nós . Eles me libertou mais tarde naquele dia. "

"Ouvi as mulheres gritando. Eles estavam despejando álcool em nós e nos amaldiçoando. Só Deus nos tirou de lá, ninguém sai vivo. E só Deus sabe o que aconteceu com o resto das pessoas que estavam lá dentro. Vou lutar por esta causa porque quero que o mundo inteiro para ver o que está acontecendo. "

O relato do homem que se recusou a ser identificado combinado Abdel Rezzaq, embora ele alegou que foi detido na prisão de segurança militar.

"Eu estava lá por um mês", disse ele. "Então, uma noite, levaram-nos a um fora da área, foi perto de um parque e eu pensei que era ele. Estava me preparando para a morte, rezando e eles começaram a atirar ao longo de uma parede onde tinha alinhado as pessoas. Havia cerca de quatro caras ao meu lado, à minha direita, e eles pararam de atirar. ouvi um oficial dizer 'deixe-os ir ". E aqui estou eu. vou ficar esperando por esses corpos para o resto da guerra. Eu não posso acreditar que eu estou aqui. "

Nenhum comentário:

Postar um comentário